quinta-feira, 4 de julho de 2013

Engenharia Industrial

Engenharia Industrial


É a área da engenharia que cuida dos recursos necessários à produção industrial. Esse profissional acompanha de perto a implantação e a manutenção da infraestrutura industrial, como redes de água e de gás, pontes e esteiras rolantes. Ele organiza e administra as instalações industriais, desde a chegada da matéria-prima à fábrica até o controle de qualidade do produto final, seguindo o cronograma estabelecido. Esse é o especialista encarregado de fazer a ligação entre o engenheiro responsável pelo projeto de máquinas e o engenheiro de produção, que cuida da organização do trabalho. O profissional de engenharia industrial analisa custos, gerencia a mão de obra, administra o uso de equipamentos e matérias-primas no processo produtivo e gerencia a gestão ambiental. Pode se especializar em engenharia mecânica, cuidando também do controle e automação de processos industriais em diversos setores, tanto em indústrias como em empresas de serviços. Os especialistas na área madeireira gerenciam as indústrias desse setor. Eles conhecem as características dessa matéria-prima e todo o processo de transformação que a envolve, desde a qualidade da madeira até os produtos manufaturados.

Curso

Apesar de existirem habilitações - madeireira e mecânica -, esse profissional é antes de tudo um engenheiro industrial generalista. Assim, as disciplinas do ciclo básico (álgebra, física, química, cálculo, desenho técnico e informática) são as mesmas em todas as habilitações. O curso dá boa base na área gerencial, com matérias como economia, administração, empreendedorismo e psicologia aplicada ao trabalho, para que o bacharel trabalhe em qualquer tipo de indústria. O curso também possui as disciplinas mais específicas de cada habilitação escolhida. O estágio e um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. 

Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer

Controle de qualidade

Supervisionar o processo de produção para garantir a qualidade do produto.

Máquinas e equipamentos

Projetar e supervisionar a construção de fábricas. instalar máquinas e equipamentos necessários à implantação de indústrias.

Processos industriais

Gerenciar as diversas etapas do processo de fabricação, controlando o funcionamento das máquinas, os turnos de trabalho e a qualidade e o fluxo das matérias-primas.

Planejamento e controle da produção

Garantir a rentabilidade do processo produtivo, definindo os recursos que serão usados na fabricação, como máquinas, mão de obra, processos e softwares específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário