quinta-feira, 30 de maio de 2013

Engenharia Elétrica


A engenharia elétrica é a área da engenharia que lida com a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências. Também participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares. Além das concessionárias de energia, o profissional com essa graduação encontra emprego em empresas de telecomunicações (desde fábricas de celulares até operadoras de sistemas de comunicação), indústrias de equipamentos, automação, fábricas de motores e geradores, consultorias ou em empresas prestadoras de serviços em computação.


No curso você irá enfrentar muito cálculo. O currículo começa com disciplinas básicas, como matemática, física e informática. As contas acompanham o aluno também nas aulas de economia e administração. A parte mais interessante fica por conta das aulas práticas e dos experimentos em laboratório, que costumam aparecer desde o início da graduação. A formação profissionalizante tem início no terceiro ano, com aulas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras. No último, além das disciplinas, os alunos se dedicam ao trabalho de conclusão do curso. O estágio é obrigatório e, geralmente, feito a partir do quarto ano. Atenção: antes de escolher o seu curso, verifique se existe alguma ênfase, como sistemas de energia, telecomunicações, computação ou eletrotécnica. 

Algumas coisas que um engenheiro elétrico ficará apto a fazer:

Automação:

Projetar equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial.

Eletrônica:

Desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por exemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por radiofrequência, entre outros.

Eletrotécnica (potência e energia):

Planejar e operar sistemas elétricos, da geração à distribuição de energia. Projetar e construir usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e equipamentos usados no sistema de geração, transmissão e distribuição. ampliar as redes de alta-tensão e dar manutenção a elas.

Engenharia biomédica:

Especificar e gerenciar a utilização de equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios. Projetar, construir equipamentos e fazer a manutenção deles.

Hardware e programação:

Desenhar componentes e desenvolver sistemas.

Instrumentação:

Projetar e desenvolver equipamentos para a realização de medidas, registro de dados e atuadores.

Microeletrônica:

Projetar, fabricar e testar circuitos integrados (chips) destinados a sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento, entre outras finalidades.

Telecomunicações:

Desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. Projetar e construir sistemas e equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.

As melhores escolas:

DF Brasília UnB. MG Belo Horizonte UFMG.
PB Campina Grande UFCG Eng. Elétr. (eletrot.). 
RJ Rio de Janeiro UFRJ. RS Porto alegre UFRGS. 
SC Florianópolis UFSC. 
SP Bauru Unesp. Campinas Unicamp. Ilha Solteira Unesp. São Carlos USP Eng. Elétr. (eletrôn.); Eng. Elétr. (sist. De energia e autom.). 
São Paulo USP Eng. Elétr. (autom. e contr.); Eng. Elétr. (comput.); Eng. Elétr. (energia e autom.).

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Engenharia Mecanica


engenharia mecânica é a aplicação de matemática e ciências básicas, principalmente física, no projeto, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Sistemas mecânicos são constituidos por elementos físicos, construídos pelo homem ou presentes na naturezaessa é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. 

As melhores escolas são:
DF Brasília UnB.
 MG Belo horizonte UFMG.
Uberlândia UFU. 
SC Florianópolis UFSC. 
SP Campinas Unicamp. 
São Carlos USP. São José dos Campos ITA Eng. Mecânica-aeronáutica.
São Paulo USP.



Disciplinas:
Além das disciplinas básicas de Engenharia, entre elas física e matemática, o aluno assiste a aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muita atividade em laboratório, como desenvolvimento de ensaios e de protótipos e estudo de combustíveis alternativos e de tecnologia de ponta. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Atenção: algumas escolas direcionam a formação para uma área específica, como aeronáutica, automotiva e manufatura.

Irá estar apto a fazer:

Máquinas e equipamentos

Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.

Pesquisa e desenvolvimento

Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias.

Processos

Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.

Projeto

Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.

Vendas técnicas

Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

Engenharia Civil


Engenharia civil:  O ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. 


No curso:
Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de Administração e Economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Atenção: há instituições que oferecem formação direcionada para uma área específica, como estruturas e meio ambiente. A Furg possui o curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária; a Unifran, Engenharia de Transporte. 

As melhores escolas:
DF Brasília UnB Eng. Civil e Amb..
RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, UFRJ. 
RS Porto Alegre UFRGS. SC Florianópolis UFSC.
SP Ilha Solteira Unesp. São Carlos UFSCar, USP.
São José dos Campos ITA Eng. Civil-aeronáutica. 
São Paulo USP.


Engenharia

Olá galera nesse blog irei postar sobre assuntos da engenharia e explicar alguns cargos de engenharia desempenhados atualmente! até a próxima postagem!